quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Vagabundos Iluminados


Galera, acabei de ler um livro chamado Vagabundos Iluminados de Jack Kerouac, escrito em 1952 e publicado em 1955. O livro retrata as viagens que o autor sob o pseudônimo de Japhi faz da costa leste a costa oeste dos Estados Unidos na década de 50; somente com alguns trocados no bolso ele e seus amigos zenbudistas percorrem o país de costa a costa pregando apenas a liberdade pura e plena, o trabalho somente como meio de ajudar a liberdade e viver sempre em paz e no prazer da liberdade.

Com este livro e outros como On The Road e Submundos, Kerouac e seus amigos escritores inauguram a geração Beatnik, uma geração que pregava somente a paz e a liberdade pura e plena; aliás esta geração foi precursora dos Hippies, por isto se diz que todo Hippie deve sua liberdade a um Beatnik. O livro nos leva a realmente viajar nas mentes incansáveis de Kerouac e seus companheiros zenbudistas na busca pela iluminação pessoal e por uma explicação do mundo. O resto é só vocês lerem mesmo.

Bem, dica dada beijos e abraços.

3 Comments:

Marcus Mesquita said...

Newton, já ouvi falar muito bem do "On The Road".
Meu amigo, por sinal, o está lendo e até pedi a ele, de antemão, para que me empreste o livro após executá-lo de vez.
Como também sou tido a "meter o pé na estrada", creio que me identificarei bastante com o conteúdo da obra - sem contar, é claro, que tenho um certo quê desta tal espiritualidade-libertária; sendo, assim, total adepto do que pregavam os beatniks.
Hum... é... isto é tudo...
Um forte abraço para você e os demais!
Até...

Ana Leticia said...

hummm... Boa a dica!
Acho que vou gostar deste livro.
Ana.
www.mineirasuai.blogspot.com

@nayrahbelo said...

Hum...parece-me uma boa dica, Newton. Porém, preciso reformular meu tempo porque, ultimamente, não tenho tido como ler todos os livros que quero. Como você bem sabe a pós, com suas 1001 'xerox', nos toma um tempo danado. Até os meus livros espíritas estão de lado, por enquanto. Vou tentar...! Valeu pela dica.
Nayra