sexta-feira, 25 de abril de 2008

420 (CULTURA CANNABIS)


Galera, este artigo eu retirei da internet mais especificadamente da Revista Terra Magazine. Escrito por Rafael Prada e publicado na revista no dia 25/04/2008. Ai vai.

Rafael Prada
De Vancouver

O último sábado no Brasil, dia 20 de abril, fez parte de um feriado prolongado. Enquanto muitos por aí viajavam e tentavam aproveitar um raro momento de descanso, por aqui o centro de Vancouver era tomado por uma fumaça. Mesmo com os fortes ventos que atingem a cidade vez ou outra, ela teimava em ocupar os espaços entre os espelhados arranha-céus.
A data na América do Norte é mais conhecida como 4/20. No Brasil, obviamente, é o contrário. E, entre a Comunidade Cannabis, o número tem um significado especial: é uma forma de fazer referência ao consumo da maconha.
"Oficialmente", trata-se do Dia da Maconha e o momento de celebração ao ar livre do hábito de dar umas baforadas por aí. Mais do que isso, a data em si é também o "horário mundial" para se acender um baseado, exatamente às 4:20.
Não que a província de British Columbia e a cidade de Vancouver, mais especificamente, precisem de um dia especial para que os adeptos possam fumar à vontade pelas ruas. A região possui um "código de conduta" que vigora entre a polícia local e os usuários.
Fuma-se sem problema por aqui. Nas ruas, nos parques, em shows, em ginásios, dentro dos carros... e a polícia não se incomoda. Desde que você não seja pego em flagrante vendendo, comprando ou cultivando, não há problema. Por outro lado, abra uma cerveja na rua e você, provavelmente, terá um final de noite antecipado. E na cadeia!
British Columbia é conhecida entre os canadenses como uma das províncias mais liberais do país, onde o cultivo ao estilo de vida livre e associado ao "Carpe Diem" mais se encaixam. Maconha, por aqui, não se trata de tabu.
É, legalmente, desde 2001 uma alternativa medicinal e vendida pelo governo canadense, que a cultiva. Não é preciso explicar que não se configura o tráfico. No entanto, não confundamos com leniência. Há mais de vinte anos, autoridades norte-americanas e canadenses trabalham juntas para coibir o tráfico na fronteira . Mas isso é um outro assunto.
A origem do 420 tem diversas teorias. Entre as mais populares, a de que um grupo de amigos do Colégio San Rafael, na Califórnia, que se reunia quase todos os dias, em 1971, exatamente às 4h20 para celebrar o estilo de vida escolhido. Outros dizem que o número faz referência ao código usado pela polícia dos EUA ao identificar um traficante/usuário/comprador de maconha.
Teorias históricas à parte, a cidade de Vancouver celebrou o 420 no último sábado. Mais de seis mil pessoas se encontraram ao redor da VAG (Vancouver ArtGallery) para fumar à vontade. Observados por poucos policiais, os profundos tragos criaram a densa nuvem de fumaça no centro da cidade canadense, que teve até rua interditada para o "evento".
Obviamente nem todos aprovam a posição da polícia e do governo, que não reprime o usuário final da droga. De acordo com a Conselheira Kim Capri, da Assembléia da cidade de Vancouver, "quando atividades ilegais acontecem em espaços públicos, muitas pessoas se sentem desconfortáveis e inseguras", afirmou na última terça-feira.
Por outro lado, existem Conselheiros que apoiam a decisão de não intervir na "celebração". Heather Deal, oposicionista política à Kim, defende a polícia local ao dizer que "tecnicamente (o que aconteceu) é ilegal, mas eles não estavam machucando ou ferindo ninguém. E se a polícia não estava preocupada, eu confio no julgamento deles".
Para se ter a dimensão exata da brincadeira, barracas no gramado em frente à VAG vendiam produtos relacionaos à droga, como bolo, sementes e outro presentinhos que lembravam a data. O ápice da manifestação aconteceu exatamente às 4:20, quando baseados foram distribuídos e placas pedindo a legalização foram levantadas. Tudo ao som de Bob Marley...
Se turistas e estrangeiros olhavam com apreensão a presença da polícia, os Vancouverites não se preocupavam. Antes mesmo do início da fumaceira coletiva, o assessor do Departamento da Polícia de Vancouver, Tim Fanning, deixou bem claro a conduta adotada.
- O que nós vamos fazer? Prender 6 mil usuários de maconha? Nós temos outros crimes para combater, procuramos por aqueles que estão mais acima no esquema, importam, cultivam ou traficam a droga - afirmou o policial.
Entre os cidadãos, o apoio maciço às autoridades. E não poderia ser diferente. Em conversa breve com Nick, que preferiu não dar seu nome completo, a posição policial faz sentido.
- Se você bebe muito e sai por aí dirigindo, causa tragérias irrecuperáveis. Bate na família, fica arredio, arranja brigas. Se fumar maconha, nada disso acontece. Proibir bebida é compreensível, mas a maconha, não! E somos apenas usuários, nada além disso, não há o que reprimir - conclui.
Aos conservadores, pinta-se um quadro de anistia. Aos que presenciaram o ato, fica, ao menos, uma lição: seis mil baseados causam menos estragos, ou quase nenhum, eu diria, do que seis mil garrafas de cerveja. No Brasil voltaram atrás, mexeram na MP e permitiram a venda de bebidas alcoólicas em rodavias federais, né? Ah tá...

8 Comments:

Newton said...

A legalização se não acaba com o tráfico faz este diminuir e muito. É só acompanhar as pesquisas nos países em que a droga é legalizada. O governo a fornece em farmácias e bares especializados fornecendo é claro para estes estabelecimentos; com sito o governo e a população saem ganhando com impostos e investimentos consequentes dos impostos, como segurança, saúde, etc.

O tratamento ao usuário também é escelente nestes países. O usuário não é tratado como criminoso e sim como um simples cidadão que consome algo para o seu bem estar, assim como quem consome bebidas alcólicas. A polícia têm questões mais importantes para se preocupar do que com pessoas que não estão causando mal a ninguém. A preocupação é realmente com a segurança do cidadão, se existem marginais a solta, etc.

A repressão que ocorre por parte do governo, aí eu concordo, é com o traficante de drogas, o que planta e vende sem prestar contas a população causando criminalidade e outros males.

Não há mal nenhum em copiar! Qual o mal em copiar um modelo que dá certo não em um só país, mas em muitos países?
Enquanto isto no Brasil impera a hipocrisia. "Ah eu sou contra as drogas". Mas a mesma pessoa que fala isto, fuma um cigarro(Malboro), toma um porre de cerveja, wiski e faz besteira. O que acontece? Vai para um psicólogo, tratado como coitadinho. Agora se você é pego com um baseado.. Toma tapa na cara, é tratadocomo criminoso, etc.

A legalização e descriminalização não são armas para tornar o pais uma bagunça, muito pelo contrário, acabam com o descaso e com a baderna.

Anarquista Graças a deus!

Unknown said...

duvido alguem nao fiva loko de tabela ai
uHUAhu

Unknown said...

Tem que ter um infeliz para falar uma babozeira como essa... enfim, eu concordp plenamente com a legalização da maconha Pois alem de tudo isso ja vem sendo usado a muito tempo atraz, bem antes de ter alguma lei ou algum tipo de repreção. Enfim Como ja diz marcelo d2 "10 mil anos de uso e nenhuma morte"... Então qual seria um motivo para proibir a tal canabis sativa ?

Bruno São Carlos said...

Eu Concordo com a Legalização também......Concordo que No Brasil a legalização seria uma forma de acabar com o crime organizado.....
Hoje as 4:20 Estarei acendendo a minha vela de maconha em comemoração a esse dia!
Saudações Rastafari!
Fike com jah!

alex hoera said...

domingo, em são paulo: marcha para a maconha!

Gás Inflamável said...

A opinião do policial sempre foi igual a minha.. enquanto todos fumam, e ninguem dá trabalho.. um bebendo já é suficiente para causar grandes estragos..criminalize o cigarro, criminalize a bebida.. libere a maconha!!!!

Camila (São Carlos) said...

Galera de São Carlos representa!
Ficar loco de tabela fica fácil mesmo..asiuehsa
Eu acho que um baseado é natural e não causa os problemas pras pessoas ao redor como a bebida causa.
Se vc for numa festa em que td mundo fuma um baseado, vc vê briga... vc não vê os caras se estranhando por nada.
LEgalize!

Bruno São carlos! said...

Isso mesmo! galera de são carlos representa!4:20 ae estamos nós!Concordo com essa camila! todo mundo tem que entender que maconha não é crime! Vamus jogar fumaça pro alto sem peso na conciencia! hahaha!

Abraços a todos!!!
Galera bora prá proxima marcha que vae ter em araraquara! qualquer coisa deixa o email que eu aviso!