terça-feira, 21 de agosto de 2007

Antes que termine o dia


Quando pretendo alugar um filme, normalmente, acabo parando na área de comédia. Em especial, a de comédia romântica. Sou fã, de carteirinha, daqueles 'água com açúcar', com direito a final feliz ou aquele final triste, do tipo que nos faz repensar sobre algumas questões.

Foi o que aconteceu quando aluguei Antes que termine o dia, mas nesse caso foi um romance que eu aluguei. Jennifer Love Hewitt, protagonista do filme, também canta as duas músicas da trilha sonora, que por sinal é lindíssima: Love Will Show You Everything e Take My Heart Back. O filme faz chorar sim, mas acima de qualquer coisa, promove uma sensação boa. A sensação de que devemos repensar nossos conceitos sobre o que é viver e como viver.
Apesar de hollywoodiano, o longa é sutil e de uma profunda sensibilidade que nos leva à reflexão. E quer coisa melhor do que assistir a um filme que tem a Inglaterra como cenário e o inglês que se ouve é maravilhosamente britânico? Amo Nova Iorque, é verdade. Todo filme ambientado naquele local me deixa em estado de êxtase, mas a Inglaterra tem o seu charme.

O filme inicia com a rotina de um casal na Inglaterra. Ele é um executivo e ela é uma musicista. Tudo se mostra, aparentemente, normal à primeira vista, mas logo percebemos o que está errado. É nesse ponto que começamos a nos questionar o motivo pelo qual não percebemos nossos pontos fracos e onde falhamos com as pessoas.

E se tivéssemos a chance de recomeçar? E se tivéssemos a oportunidade de fazer tudo novamente, mas de outra forma? É nisso que o filme se baseia. O título original If Only mostra isso. E se...só se...

Com puríssima sensibilidade o filme toca no fundo de nossas emoções. E por que não chorar? Feliz é aquele que se emociona, que repensa, que se questiona e que consegue ver as maravilhas da vida nas pequenas coisas.

Recomendo!
Beijos


4 Comments:

Ana Leticia said...

Hummmm... Bela indicação, Nayra...
Vai para a lista dos que quero assistir.
Bj

Newton said...

Bem, ultimamente não venho curtindo muito filmes românticos (pelo menos é o que parece) mas valeu a dica e vou dar uma conferida.
Beijos!

Giselle de Almeida said...

Cê gostou mesmo do filme, hein? Não gosto da Jennifer Love Hewitt, mas vou abrir uma exceção...
bjs

Fabio Ponso said...

como disse titia (enxutérrima) Maria Cristina, o se... não entra na história.
se escolhemos algo num momento é porque era a melhor opção.
mas esses filmes que estimulam versões contrafactuais são sempre interessantes. dão a pensar.