quinta-feira, 4 de outubro de 2007

SPUTNIK


Um pouco de história meus filhos! Hoje dia 4 de Outubro de 2007 faz exatos 50 anos do lançamento do satélite soviético Sputnik. Todos falamos que os americanos foram os melhores em relação a ida ao espaço, mas esqueçemos dos russos (soviéticos); se não fosse pelo lançamento do sputnik com certeza não teríamos a corrida espacial e com isto nós veríamos tv por satélite e outros tipos de comunicação por satélite muito, mas muito tarde do que imaginamos. Digo porque na época os americanos não queriam saber de espaço e sim da famosa "caça as bruxas" (perseguição aos comunistas). Não havia preocupação com o futuro ou com algo que para eles não era palpável. Se temos Nossa tv a cabo, tv via satélite, transmissões por satélite entre outras coisas temos que agradecer aos soviéticos que lançaram o sputinik e começaram um "guerra" tecnológica (guerra nas estrelas).
Sputinik foi lançado da ilha de Gorgon no Cazaquistão. Era uma esfera metálica de 58,5cm e pesava 83,6Kg; não tinha nenhuma grande utilidade... Transmitia ondas de rádio que eram detectadas por qualquer rádio amador. Orbitou a terra por seis meses até ser desintegrado na atmosfera. O que existe hoje são apenas réplicas do satélite.

4 Comments:

Anônimo said...

Newton, Parabéns!
Exemplo de post de um verdadeiro jornalista.

Newton said...

Valeu amiga ou amigo anônimo! Mas não sou jornalista. Mesmo assim valeu pelo elogio!

@nayrahbelo said...

rsrs... Sabemos que Isaac Newton foi astrônomo tambem. Mas pelo visto, nesta encarnação, está presente entre nós como arqueólogo especializando-se em jornalismo cultural...rs...A começar pelo primeiro nome, né Newton???
Valeu pelo post!

Giselle de Almeida said...

Ótima observação, Nayra!