terça-feira, 16 de outubro de 2007

PATRIMÔNIO CARIOCA



Acabei de escutar na Rádio CBN que foi aprovado ontem na câmara de vereadores da cidade do Rio de Janeiro um decreto que estabelece a Bossa Nova como Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. Achei legal, já que o ritmo foi influência para milhares de músicos de várias partes do mundo e de inúmeros ritmos; desde o rock até o trance. Muitos músicos como disse anteriormente foram os influenciados, de Frank Sinatra a Jimi Hendrix no cenário internacional; de Cazuza a Nação Zumbi na cena nacional. Muito justo o decreto pois temos no Nordeste o Forró como patrimônio... Já estava na hora de um ritmo nacional ser reconhecido como bem cultural além do samba (que nos lembra a velha imagem que os estrangeiros nos vêem: sexo e vagabundagem). E vocês o que acham? Dêem uma opinião. Vamos lá polemizar! Rsrs!!

7 Comments:

Newton said...
Este comentário foi removido pelo autor.
Giselle de Almeida said...

Eu tb acho muito legal. Não sou grande fã nem mesmo conhecedora de bossa nova, mas não podemos esquecer que o movimento foi importante para a música brasileira e mundial. Só não concordo com vc qdo diz que o samba aumenta nosso estigma de "vagabundos" lá fora. Tb não sou da área, mas o samba é música nossa, sim, e de qualidade. Folclore e imagens divulgadas pela mídia sobre o Brasil (e compradas pelos estrangeiros) já é outra história.

Newton said...

Giselle eu não quis dizer que é a minha opinião que o samba aumenta nossa estima de "vagabundos". O que eu quis dizer é que o samba faz com que nos vejam assim. Veja o caso do personagem Zé Carioca da Disney; um papagaio que vivia cantando samba e que passava a imagem que o brasileiro e principalmente o carioca vivia sem nada a fazer. e não é só o estrangeiro que nos vê assim. Os outros estados também nos vêem da mesma maneira.

@nayrahbelo said...

Achei ótima a idéia. Adoro bossa nova. É uma boa pedida pra relaxar quando preciso. Viva a cultura nacional sim!

Unknown said...

Eu sei, Newton. Mas estereótipos serão sempre assim: limitados e burros. O samba foi um dos elementos que passaram a ser associados a essa imagem que a gente tem lá fora, assim como o futebol. Daí as pessoas acham que Brasil se resume a Cristo Redentor e Floresta Amazônica, fazer o quê...

Newton said...

É foda mesmo. Também não gosto dos esteriótipos, mas você não concorda que no fundo somos todos nós que ajudamos a criar estes esteroótipos juntamente com a imprensa de massa? Digo isto porque todos nós (quando digo todos me refiro a grande massa da população brasileira)fazemos questão de ver desfile de carnaval das grandes escolas. Ficamos querendo ver ensaios de grandes escolas só pra escutar a maioria dos sambas com apelo sexual. Concordo completamente com o que Oscar Niemeyer disse numa entrevista ao JB. Ele disse que não suporta carnaval atual. Por que? Disse ele: "Não gosto de festa de elite que priva a grande massa de diversão". Ele estava se referindo ao apelo sexual e idiota do carnaval e da questão de que em todos ou na maioria dos locais onde se comemora o carnaval se é cobrado. Na maioria das vezes valores absurdos que a grande maioria não têm condições de pagar.

Newton said...

Continuando. Bem por causa de tudo o que falei; do apelo sexual (excesivo) do carnaval, do fato de não ser mais uma festa PARA O POVO e sim PARA A ELITE por causa dos valores absurdos que são cobrados para se ver os desfiles etc. Por causa disto tudo é que acabam nos vendo como "vagabundos".