quinta-feira, 27 de março de 2008

censura é uma m...

Não sei se vocês leram a matéria de capa do Segundo Caderno de ontem ("Glauber Rocha no ventilador"). Era basicamente a repercussão de uma frase dita pelo casseta Marcelo Madureira em um debate no Cine Odeon alguns dias antes: "Glaber Rocha é uma merda". A frase gerou ato de desagravo (com direito a exibição de "Deus e o diabo na terra do sol" na ABI). No entanto, o que mais me chamou a atenção na matéria foi a informação de que a família do cineasta pensava em processar o humorista.

Pois bem. Nesse país tudo virou motivo de processo mesmo. Não gostou do que fulano disse? Então vai e processa. Quem sabe não ganha um dinheiro em cima. Não estou defendendo Madureira, mas acho absurdo querer processar alguém simplesmente porque a pessoa disse o que pensa. O que houve com a liberdade de expressão? Madureira não ofendeu Glauber, não o acusou de um crime, ele manifestou sua opinião sobre a obra do cineasta. Pode ter sido deslocado, pode ter usado de humor na hora errada (não sei bem em que contexto ele disse o que disse), mas era direito dele. Ou a gente só vai a debates esperando que o entrevistado diga o que queremos ouvir?

Aliás, nossos intelectuais ficaram ofendidos com o episódio e sequer admitem que alguém fale mal dos cânones. É por isso que esse país não vai pra frente... O que vocês acham?

3 Comments:

Newton said...

Giselle com todo o respeito vou te dar um beijoo!!! Graças ao bom deus existe vida inteligente como você!!! Poxa eu sempre achei Glauber Rocha uma merda!!! Freud um bosta!! Mas vai eu dizer isto por ai?? Aconteceria o que aconteceu com o Madureira. O problema no Brasil é que esses pseudos de m... são uns ditadores!! Dizem que são a favor do popular, mas se alguém não gosta do que esses b... gostam então o mundo acaba!! Se for assim eu preferia a ditadura, quando não tinha hipocrisia de hoje!! Era proibido por ser proibido. Hoje se você vai contar a opinião dos pseudos vai ser perseguido pelo resto da vida! O que não gosto da ditadura foi o Glauber ter sobrevivido!! É isso mesmo!!! QWualquer coisa me processa po!!!

Giselle de Almeida said...

Newton, tb não precisa exagerar, né? Melhor a ditadura coisa nenhuma. Só estou defendendo o direito de as pessoas se expressarem. Que mal tem um debate? Infelizmente vivemos num país em que não se pode pensar, discordar, discutir. A gente aceita e pronto. Isso é coisa de mente pequena, de cultura de terceiro mundo.

Newton said...

Giselle eu brinquei. Não sou a favor da ditadura. Eu estava querendo dizer que hoje a gente vive uma ditadura escondida. Se você é a favor ótimo, mas se é contra coitado(a)! Fiz uma comparação. Pelo menos na época todo mundo sabia o que não podia. Hoje é esta hipocrisia!