quarta-feira, 23 de abril de 2008

Fim dos tempos?

Eu juro que tentei me segurar e não escrever sobre o Caso Isabela, mas não deu. Depois de ontem, não deu. Para nós, simples mortais presos na programação da tv aberta, é duro suportar o que nos oferecem. Ou você nem liga a tv e utiliza o seu tempo para ler um livro ou liga o aparelho e coloca o dvd para funcionar. Porém, não vou dar uma de pseudo aqui e dizer que não assisto. Assisto sim, vou fazer o quê?

E mais, vou confessar que meu controle remoto ontem parou no Superpop, com a ilustríssima Luciana Gimenez. Gente, não agüento mais esse Caso Isabela. Não agüento mais mudar de canal e pensar que estou assistindo sempre aos mesmos programas porque só se fala nisso. Mas ontem, foi o cúmulo. No programa, advogados discutiam sobre o caso e quase resolveram a questão no braço. Isso mesmo. Se é de propósito ou não, pode ser. Mas é ridículo. Enquanto um defendia a tese de que não se pode julgar ninguém até o momento, o outro tentava analisar a entrevista do casal, suspeito de matar a menina, transmitida pela tv Globo no Fantástico.

Não agüento mais esse assunto. A mãe de Isabela já virou celebridade. Dá autógrafos, tira fotos. Tudo bem, o assassinato chocou a todos, mas há necessidade de tamanha espetacularização? Sinceramente, gostaria muito de mudar o rumo dessa prosa e, por isso, escrevo hoje. Porque, algo diferente aconteceu ontem à noite para tirar, nem que seja por algumas horas, a manchete do Caso Isabela, que há dias ocupa a parte principal do Globo. com: terremoto no Brasil.

Um tremor de 5,2 graus atingiu São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. O epicentro foi no Oceano Atlântico, a 270 km do litoral de São Paulo e ocorreu às 21h com duração de cinco segundos. Vocês sentiram a terra tremer? Eu não.

Uma coisa é certa: pelo menos, de ontem até hoje, o assunto mudou um pouquinho. A população toda se apavorou, a defesa civil dos estados receberam inúmeros chamados de pessoas preocupadas. Enfim, depois do ciclone em Santa Catarina, em 2004, agora temos terremoto...

Basta dizer apenas que, caso sintam um tremor na terra, mesmo que estejam há duas horas bebendo num bar, não hesitem, a recomendação da Defesa Civil é correr para debaixo da mesa ou ficar no vão da porta, lugares mais seguros de uma casa.

6 Comments:

Fabiane Bastos said...

O palpite aqui em casa é que a super exposição do caso Isabela é p/ galera esquecer um pouco da dengue!

Ridicula essa paparicação sobre a mãe. Desde a morte da menina ja passaram no jornal outros 5 casos (todos em notinhas rápidas é claro) de violência contra crianças. Essas mães também não sofrem???

Não senti nada, tremor nenhum!
Um pena que em breve não pderemos mais cantar "moro num pais tropical abençoado por deus e bonito por natureza...".
Parece q a benção ta sendo subistituida por ciclones e terremotos, será castigo? ou só o fim dos tempos???

@nayrahbelo said...

Pois é Fabi, fico me questionando o motivo dos outros casos não terem tanta repercussão. Seria dinheiro?

Newton said...

Bem, posso falar com certa autoridade de quem têm conhecimento. No Brasil não há terremotos! O que ocorre são reflexos de tremores que acontecem em outros locais. Os tremores de terra que aconteceram no Brasil na década de 90 foram reflexos de tremores no Chile e no Peru. E o que ocorreu no feriado foi reflexo de um tremos no Atlântico. 5.2 é muito fraco na escala! Tsunamis? Nem pensar; por ser um tremor muito fraco não há esta possibilidade. No Brasil por ser um local velho geologicamente e por estar entre placas, não tem como haver um terremoto com epicentro aqui. Pode haver tsnumanis no Brasil? Sim! Na África, aproximadamente no litoral oeste, existem locais que possuem grandes possibilidades de tremosres de terra em grande escala e que poderiam gerar tsunamis, que podem atingir o Brasil sim! E não é daqui a milênios não! Segundo Geólogos é possível que isto aconteça em dez ou até dois anos. Ainda segundo os pesquisadores, se ocorrer um alerta de até 24horas, haverá tempo de preparação para o que virá. Mas por que ninguém divulga? Eu sei por que! Podemos ver através do caso Isabela que a imprensa quer sim que aconteçam tragédias! Trgédia vende jornal! A imprensa não quersaber de ajudar ninguém! Ela quer mais é ver o circo pegar fogo! Se não, não daria tanto sensacionalismo para a Isabela! E as crianças que são espancadas e mortas brutalmente todos os dias pela dengue ou pelos próprios pais nas grandes cidades e no interior do país?
Bem, como já dizia o grande profeta, o imperador Romano Augustus: "Darei ao povo pão e circo e ele me elegerá..."
É o que acontece hoje.

Fabiane Bastos said...

Falou e disse!
Newton é cultura!!!!

@nayrahbelo said...

Tá vendo como a importância de ter um Indiana Jones na turma? rsrsrs...

Anônimo said...

Tenho uma coisa a dizer. Uma revelação. Eu que fiz o terremoto...

Eu nao aguentava mais ligar a TV e ver "o Caso Isabela". Então simplesmente coloquei uma bomba no "maior depósito de petróleo" que a petrobras encontrou, com a desculpa de fazer um teste. É todo mundo sentiu, menos eu.