quarta-feira, 30 de julho de 2008

Por trás de Van Gogh (no bom sentido)


Cientistas conseguiram ver as cores de um esboço rejeitado por baixo da obra "Patch of Grass" (pedaço de grama), de Vincent Van Gogh, com a ajuda de técnicas avançadas de raios-x, informou uma universidade holandesa na quarta-feira (30). Bastante detalhada, a imagem mostra o rosto de uma mulher e pode ajudar estudiosos de arte a entender melhor a evolução de Van Gogh como pintor.

A imagem permaneceu oculta por 121 anos e tem grande semelhança com uma série de retratos sombrios feitos pelo artista na cidade holandesa de Nuenen, no século 19.

"Estima-se que cerca de um terço das primeiras pinturas de Van Gogh estejam por baixo das pinturas conhecidas. Van Gogh literalmente reciclava suas próprias telas", disse o pesquisador Joris Dik, da Universidade Delft de Tecnologia.

As técnicas convencionais de raios-x dão uma visão parcial e sem cor da pintura escondida. somente vagos contornos da personagem retratada debaixo da obra apareciam, segundo a universidade.

Para reciclar seu trabalho, Van Gogh passou várias camadas de tinta sobre a pintura original, mas os cientistas conseguiram escanear todos os elementos das camadas sobre a área relevante, por meio de raio-x fluorescente.

"Podemos fazer um modelo tridimensional da pintura e começar a tirar todas as camadas, uma por uma. Então, temos uma visão bem detalhada do rosto escondido", disse Dik.

P.S: O que será que passou na cabeça dele para fazer isso?

5 Comments:

Anônimo said...

What a great moment of reading blogs.

Anônimo said...

O cara era um visionário... reciclava as telas antes mesmo disse ser cool... rsrsrsrsrs

Fabiane Bastos said...

Ou precisava de novas telas e como era falido começou reciclar as que não conseguia vender.

Não foi ele que nunca vendeu um quadro em vida???

Giselle de Almeida said...

É a crise, minha gente, é a crise...

Anônimo said...

Não era bom da cabeça como muita gente da sua epoca lol. Abraço